Fotos de Alcobaça

Igreja Matriz de São Bernardo (Século XIX)

Um dos cartões postais de Alcobaça, a Igreja Matriz de São Bernardo está situada na cabeceira da Praça Padre José Porphirio, popularmente conhecida como Praça de São Bernardo, em cujo centro foi colocada há cerca de 30 anos uma estátua de Cristo. A igreja domina a paisagem da cidade, devido a suas grandes proporções. Do alto de suas torres tem-se ampla visão da cidade. A Igreja Matriz de São Bernardo originalmente era situada próxima ao rio Itanhém e permaneceu bastante modesta durante todo o seu primeiro século de existência. Nos anos 1860, o padre José Porphirio da Silva, que foi vigário de Alcobaça a partir de 29 de outubro de 1868, empreendeu esforços para a construção de uma nova igreja matriz, cujo prédio é a existente hoje. Infelizmente, o padre faleceu em 21 de janeiro de 1873, com a idade jovem de 32 anos, sendo que a construção da igreja somente foi concluída depois de 1887 (quinze anos depois de sua morte).Houve várias reformas na igreja. Uma delas ocorreu no ano de 1931. Em 1958, o telhado cerâmico original foi substituído por amianto e o púlpito foi eliminado. Na década de 1970 houve reformas substanciais, entre elas a substituição da estrutura do altar-mor, originalmente de madeira, por alvenaria. Nos anos 1990 ocorreram reformas menores, principalmente na fachada.

Casa da cultura de Alcobaça (ou Casa de Garcia Junior)
Esta ampla casa térrea situa-se na praça Padre José Porphirio, em frente à Igreja Matriz de São Bernardo. Pertenceu originalmente a Antonio Garcia de Medeiros Junior (1861-1945), que foi prefeito da cidade.O imóvel passou, em seguida, à propriedade dos herdeiros de Garcia Júnior, que o doaram ao município, para que fosse utilizado como escola.O prédio passou posteriormente a ser utilizado como espaço para recreação a partir do final da década de 1960. Atualmente, ele abriga a Casa da Cultura, onde ocorrem eventos musicais, teatrais e culturais, além de funcionar eventualmente como museu. Com a nova adminstração municipal o local foi reformado.

Sobrado Izidro Nascimento (Século XIX)
O sobrado conhecido como sobrado Izidro Nascimento, situado na Rua Pedro Muniz 206, possui um belo conjunto arquitetônico, consolidando a área como o centro histórico de Alcobaça.No alto da fachada principal lê-se a inscrição 1892, que indica provavelmente o ano de construção. O proprietário original do imóvel foi o major Izidro Pedro do Nascimento (1846-1923). Após sua morte, o imóvel passou aos herdeiros, e em seguida a João Macedo e Geraldo Horte, que o doaram ao bispado. Hoje, o sobrado cumpre a função de casa paroquial e residência de religiosos.O sobrado distribui-se em dois pavimentos, além do sótão, que ocupa o desvão do telhado de duas águas. Uma escada lateral externa conduz ao pavimento nobre (primeiro andar). O interior fo bastante modificado no decorrer das décadas, adequando-se às novas religiosas funções.Este sobrado encontra-se em frente a outro, também histórico, e ainda mais antigo. Este outro é o sobrado da família Medeiros.

Prédio da Prefeitura Municipal
Devido a incontáveis incidentes (incêndios, mudanças, reformas), fica sendo muito extensa a história deste edifício, situado numa das extremidades da Praça Padre José Porphirio, que é dominada pela Igreja Matriz, e de frente para uma outra pequena praça próxima da praia. Mas segundo fontes históricas, o antigo prédio teria sido construído sob as ordens do então prefeito Antonio Garcia de Medeiros Junior (1861-1945).Como era costume em prédios que serviam como sede do governo municipal, nele deveria funcionar a prefeitura municipal de Alcobaça e a cadeia. O compartimento situado logo abaixo da escadaria da fachada seria destinado a cadeia.
Durante a década de 1980 o pavimento térreo abrigou uma agência da Caixa Econômica Federal e diversas outras repartições.prédio foi totalmente reformado e restaurado pelo prefeito Jakson (popular Jakão)
Por um período de tempo o prédio havia sido desocupado e até abandonado, tendo em vista a precariedadede suas estruturas. Mas com a administração do prefeito Jakson Lacerda (popular "Jakão") de 2004 a 2008, o prédio foi totalmente reformado e sua arquitetura histórica restaurada e atualmente abriga os setores da prefeitura municipal.



Praça da Caixa D'Água

A Praça da Caixa d`Água é uma das praças centrais da cidade. Tem esse nome por conta da enorme caixa d`água situada ao centro da praça, construída para garantir a distribuição municipal da água potável.O local abriga a maioria dos festivais que ocorrem na cidade durante a noite, incluindo festas e apresentações públicas. Durante o verão e o carnaval é montado um palco de ferro ou madeira, em cima do qual fazem shows vários grupos e bandas contratados pela prefeitura.Também no local se situam casas de fliperama, lan-houses e supermercados, cabeleireiros, sorveteria, além das únicas agências bancárias na cidade (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob e também casa lotérica.

Cadeia Municipal
Situado à beira do rio Itanhém, na rua Senador Melgaço, este sobrado foi construído pelo capitão João Ferreira Trancoso Filho (1829-1901), depois passando para a filha deste, Julita Ferreira Trancoso e depois para o filho desta, Candido Trancoso Sobrinho (1905-1970), que o vendeu ao senador Medeiros Netto. Este doou o prédio à administração municipal, que o utilizou como cadeia. Atualmente encontra-se desativada e em reformas.

Cacimba do Conselho (Século XVIII)
A Cacimba do Concelho, situada sobre a calçada de uma larga avenida no trecho entre as ruas Joaquim Muniz e Pedro Muniz (desembocando na Praça Padre José Porphirio) é uma histórica fonte de água da cidade.A cacimba provavelmente tem origem em uma fonte da segunda metade do século XVIII, que teria salvado a população de uma estiagem naquela época. Mas a construção que a envolve é provavelmente, devido a suas características tipológicas, oriunda do final do século XIX.A cacimba originalmente se abria para a antiga Praça do Concelho (daí o nome "Cacimba do Concelho" - concelho, com "c" é a designação tradicional para município, usada no Brasil antes da adoção do sistema de prefeituras e amplamente usada ainda hoje em Portugal). A Praça do Concelho foi destruída quando foi aberta a avenida.A construção que envolve a cacimba tem planta octogonal, recoberta por cúpula apontada. Em cima, no centro, situa-se uma estatueta que alguns habitantes locais chamam de "santinha" mas que na verdade represnta a estação do inverno. As paredes são revestidas de azulejos, decorados com motivos geométricos. Quatro arcos ogivais dão acesso ao poço.O poço foi fechado por volta de 1973, por influência de Irmã Rafaela, da Ordem de São José. O motivo era que a cidade já tinha abastecimento de água, e a água do poço não atendia mais as normas sanitárias. Pouco mais tarde, por volta de 1980, o monumento teve os seus quatro vãos de acesso vedados por grades de ferro, por iniciativa de Kalid Helal, então proprietário da casa próxima que também mandou cimentar o piso do monumento.

Sobrado Família Medeiros (Século XIX)

Este sobrado, também conhecido como casa de Ismael Medeiros, foi uma imponente casa assombradada, situada na rua Pedro Muniz 190, construída por João José de Medeiros (1810-1878), que a deixou por heranaça a seu filho Ismael Teixeira de Medeiros (1848-1909). Após o falecimento deste, o imóvel passou para a propriedade da viúva, Rita da Costa Medeiros (1855-1942) e aos filhos do casal. Em seguida, a casa foi adquirida por dr. José Nunes da Silva, que a vendeu a Alaor Lins, a cuja família pertence ainda hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário